O Avançado sistema de assistência ao motorista (ADAS – Advanced Driver-Assistance System) está se tornando um equipamento padrão nos novos veículos de hoje. Esses sistemas são projetados para ajudar os motoristas a evitar colisões exibindo alertas, fornecendo imagens da câmera ou assumindo o controle do veículo. De acordo com a SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva) por meio da norma J3016, existem 6 tipos diferentes de ADAS, classificados do nível 0 ao nível 5. A vistoria ADAS é feita para avaliar se os seguintes sistemas estão funcionando corretamente:

•,Freio automático de Emergência (AEB) COTRAN SEI no 6212208 Sistema de freio automático integrado a um alerta que indica e freia quando há algum cenário de provável colisão.

• Controle de Cruzeiro adaptativo (ACC): Sistema de controle para ajustar automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente.
•Alerta de saída de faixa de rodagem (LDW): Avisa o condutor quando o veículo começa a sair da faixa de rodagem. Projetado para reduzir as causas de colisões (erro do motorista, distrações e sonolência).

•Visão Noturna (NV): Usa uma câmera térmica para aumentar a percepção do motorista e ver a distância na escuridão ou mau tempo fora do alcance dos faróis do veículo.
•Monitoramento de visão 360° (AVM): Fornece um cenário virtual de 360 graus do carro em visão panorâmica. Auxilia os condutores a estacionar com mais facilidade ao identificar detalhadamente os arredores do veículo.

•Detecção de Ponto Cego (BSD): Função de sensor em que o veículo detecta outros veículos localizados ao lado do condutor e na parte traseira do veículo, em seguida, lança um aviso de proximidade.
•Aviso de Colisão Traseira (RCW): A função Rear Collision Warning (RCW) pode ajudar o condutor a evitar uma colisão traseira provocada por um veículo que se aproxime por trás.

Se algum desses sistemas estiver com defeito ou não funcionar corretamente, isso pode aumentar o risco de acidentes, colocando em risco não apenas os ocupantes do veículo, mas também outros usuários das vias, como pedestres, ciclistas e demais veículos.